Início » Wordpress » O que é: GPL

O que é: GPL

COMPARTILHE:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no pinterest
A GPL ou Licença Pública Geral, às vezes também chamada GNU GPL, é a licença de software livre mais usada. Foi escrito por Richard Stallman, da Free Software Foundation para o GNU Project. Esta licença permite que o software seja usado, modificado e redistribuído livremente por qualquer pessoa. O WordPress também é lançado sob a licença GPL, o que significa que o WordPress é um software de código aberto que pode ser usado, modificado e estendido por qualquer pessoa.
 
O projeto WordPress considera a licença GPL como seu equivalente filosófico da declaração de direitos. Ele fornece os principais valores básicos nos quais o projeto acredita.
 
  • Qualquer um pode baixar e executar o software
  • Qualquer pessoa pode modificá-lo
  • Qualquer pessoa pode redistribuir cópias gratuitas do software
  • Qualquer pessoa pode distribuir versões modificadas do software.
 
Um dos aspectos principais da GPL é que ela usa algo conhecido como copyleft. Copyleft é uma brincadeira com a palavra copyright, mas o conceito é muito semelhante. Basicamente, ele usa a lei de direitos autorais para proteger versões modificadas de uma obra, mas exige que as mesmas proteções sejam aplicadas a essas versões.
 
Por esse motivo, qualquer trabalho baseado no WordPress herda a licença GPL. Isso causou controvérsia, pois algumas empresas e indivíduos tentaram vender Temas e Plugins do WordPress sob licenças não compatíveis. No entanto, existe um forte sentimento entre a comunidade para proteger a declaração de direitos do WordPress. O co-fundador do projeto WordPress, Matt Mullenweg, fala muito sobre isso assista o vídeo.

© Freelancer digital | 2020 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Desenvolvido por: Freelancer digital