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Saiba Como ganhar dinheiro com o Google Adsense

Saiba Como ganhar dinheiro com o Google Adsense

A internet tem possibilitado diversas oportunidades de ganhar dinheiro online. As tendências e novos modelos de mercado, têm a internet como plataforma de monetização.

Uma das formas de ganhar dinheiro pela internet, é com o Google Adsense. Saiba tudo sobre esta plataforma poderosa de monetização, aqui!

O que é o Google Adsense? 

O Google Adsense é uma forma de monetização de sites e blogs, através da inserção de anúncios e propagandas pagas. 

Assim, o Google conecta o seu site aos anunciantes, e quem visitar o seu site poderá clicar nesses anúncios.

Como o Adsense trabalha? O Google pesquisa o histórico de visitas das pessoas na internet, e assim passa a exibir os anúncios de acordo com essas preferências para que os usuários visualizem e cliquem nesses anúncios.

Estrutura de funcionamento do Google Adsense

Vamos entender melhor como o a plataforma de publicidade do Google funciona.

Para começar, é preciso que o site tenha o Javascript acionado a fim de ser acessado pelo script do Adsense, e mostrar anúncios relevantes para o seu site ou blog.

Como ocorre a monetização do Google Adsense

A monetização do Adsense ocorre através de três fatores importantes, tais como: CPC, CTR e RPM.

CPC – Custo Por Clique: é a quantia em dinheiro que você receberá, quando dos visitantes clicarem em um anúncio em seu site. 

O dono do site não tem controle desta quantia, já que depende do nicho em que estão inseridos os anúncios, e o tempo em que este ficará no ar (disponível no site).

A melhor estratégia a ser feita neste sentido, é atrair o máximo de anúncios possíveis para o seu site, a fim de aumentar as chances de monetização. 

CTR – Taxa de Cliques (do inglês, Click Through Rate): refere-se à quantidade de visitantes que clicaram nos anúncios em seu site.

Diferentemente do CPC onde você não tem controle de quanto vai ganhar com os anúncios, o CTR possui variáveis controláveis e táticas de acompanhamento da monetização no site.

O documento ou a métrica utilizada para entender os ganhos com o Google Adsense, é a RPM – Receita Por Mil impressões

A palavra impressão neste caso, significa a atividade que ocorre no site e no servidor, toda vez que um usuário pesquisa sobre determinado anúncio.    

Divide-se então os ganhos estimados no mês, pelo número de impressões (número de vezes em que o anúncio foi visualizado no seu site) e depois multiplica-se o resultado por 1.000.

A RPM mostra exatamente quanto você vai receber por mês com o Google Adsense, apresentando de forma mais detalhada do que o CPC e o CTR.

Quais os tipos de anúncios que posso inserir em meu site ou blog? 

Para que os anúncios sejam exibidos em seu site ou blog, o Google Adsense disponibiliza diversas opções deles:

– Texto: são conhecidos também como links patrocinados. Os anúncios exibidos neste formato, aparecem com uma ou duas linhas de textos específicos, incluindo o título do endereço das empresas anunciantes.

– Anúncios gráficos: os anúncios vão ser exibidos em formato de gráficos, podendo ser de diferentes tamanhos dependendo de onde serão inseridos no site. 

– Rich Media: serão exibidos os anúncios em formato HTML, Flash ou vídeo.

– Animações: os anúncios são exibidos em forma de animações. Para isso, é preciso que os recursos gráficos estejam devidamente ativados em seu site.

– Bloco de links: esses blocos mostram uma lista de tópicos, de acordo com os assuntos abordados no blog. 

No momento em que os usuários clicarem no anúncio, serão direcionados para a página do Google que contém a lista de tópicos.

Os melhores anúncios do Google a serem exibidos nos sites de acordo com o desempenho, são:

  • Retângulo grande: tamanho 336 X 280;
  • Retângulo médio: tamanho 300 X 250;
  • Tabela de classificação: tamanho 728 X 90;
  • Meia página: tamanho 300 X 600;
  • Faixa de visualização no celular: tamanho 320 X 100;

Locais estratégicos para adicionar os anúncios do Google Adsense corretamente

Não basta simplesmente adicionar aleatoriamente os anúncios do Google Adsense em seu site, ou blog. É preciso identificar os locais estratégicos para inseri-los.

Assim, mais cliques e visualizações serão direcionados ao seu website. Onde devo adicioná-los?

Acima da dobra 

Esse termo significa inserir anúncios na parte de cima do site (aquela em que não é preciso rolar a página para baixo), ou seja, no topo da página.

Mas, apesar de poder incluir os anúncios no topo da página, é preciso ter conteúdo no decorrer da página disponível para os usuários lerem.

Os sites que apresentam anúncios pesados no topo da página, estão sendo penalizados pelo Google. 

Verifique a estratégia de cores dos anúncios

Veja como você pode escolher os melhores anúncios, observando as cores de contraste deles:

– Mistura: é usado quando você deseja que os anúncios fiquem parecidos com o conteúdo. Assim, é necessário que eles tenham um delineamento mais claro, e se destaque dos demais anúncios.

– Contraste: são usados quando se quer destaque dos anúncios no conteúdo do site;

– Complemento: caso deseje que os blocos de anúncios utilizem as mesmas cores do seu site, exceto as do plano de fundo e das bordas;

O que se deve fazer inicialmente, é testar as três formas de apresentação e coloração dos anúncios, verificando qual deles funciona melhor. 

Colocando-os próximos aos seus CTAs (Call To Action – chamada para ação)

As CTAs ou Call To Action são literalmente chamadas para ação, ou seja, instruções explícitas ou implícitas aos visitantes do site, para que executem determinada ação em sua página.

Quais os tipos mais comuns de chamadas para ação?

– Botões: são inseridos em uma página para que os visitantes cliquem neles e sejam direcionados a uma outra página de produtos ou serviços.

– Formulários: os visitantes serão levados a preencher um formulário no próprio site, a fim de coletar dados e informações, captando novos clientes.

– Ferramentas para compartilhamento social: estes são templates, páginas, links ou formulários a serem compartilhados nas redes sociais.

Se você dispor de um desses CTAs em seu site, lembre-se de adicionar os anúncios ao lado de cada um deles, para assim chamar a atenção do visitante.

Verifique a otimização de seus anúncios, revisando-os diariamente

Para se obter um resultado realmente significativo com os anúncios do Google Adsense e das CTAs, você deve revisar todos os anúncios periodicamente.

Analise os perfis dos visitantes no site, verificando quais deles estão obtendo um melhor resultado mês a mês. Caso eles não estejam dando retornos financeiros consideráveis, não hesite em trocá-los por outros mais chamativos.

A regra de ouro nesses casos é: não se acomode com os seus resultados e ganhos no Google Adsense, sempre há maneiras de otimizar e gerar mais receita com esse recurso do Google.

Se você não tem tempo ou não sabe testar os vários anúncios do Google em seu site, considere terceirizar esse serviço para uma empresa ou escolha um software que o faça.

Existem várias opções, uma delas é o Ezoico, o Mediavine e o AdThive. 

O primeiro exige um número menor de visitantes no site para analisar os anúncios, o segundo exige pelo menos 25 mil visitas, e o terceiro exige 100 mil visitas mensais.

Utilize os temas do WordPress que permitem inserir anúncios gráficos

Se você utilizar um tema do WordPress gratuito, é possível que as suas opções de exibição de anúncios sejam um pouco limitadas. 

Mas, existem outras opções melhores e que permitem uma maior flexibilidade dos anúncios. Antes, você só tinha acesso aso anúncios de conteúdo nas barras laterais do site. 

Com os novos temas do WordPress, você pode testar várias possibilidades e verificar qual deles funciona melhor. 

Desativando o adblock para usuários

Sendo bem realistas, a maioria das pessoas não gostam de visualizar, nem mesmo clicar em anúncios. 

Alguns usuários instalam bloqueadores de anúncios em seus navegadores, impedindo que eles sejam visualizados no site. 

O que fazer nesses casos? Deve-se pedir aos usuários que desativem os bloqueadores de anúncios. Na maioria das vezes, essa tática funciona! 

Existem plug-ins de desbloqueiam a ação contra os anúncios, fazendo com que o Google Adsense do seu site tenha um maior alcance, um deles é o chamado Themelsle. 

Página configurada para acessar no celular

Um cuidado extremamente importante que se deve ter, é configurar o seu site para acesso no celular. A maioria das pessoas estão logadas pelo smartphone ou ios.

Existem formatos de anúncios específicos para serem exibidos nos celulares. Nesse caso, a página exibirá os melhores anúncios, e o usuário poderá mudar para a próxima manualmente.

Lembre-se de dobrar as impressões em seu site, ou seja, quanto mais páginas de conteúdo forem exibidas, mais cliques, visualizações e receitas serão convertidas no site.

SEO – Search Engine Optimization

O SEO possui um papel fundamental em um blog ou site, já que ele utiliza as palavras chaves relacionadas ao conteúdo exibido, levando-o para mais perto das buscas dos usuários no Google.

O SEO também é responsável por gerar tráfego orgânico em seu site, o que aumentam as chances de monetização. Um site otimizado deve conter:

– Palavras-chave: insira palavras estratégicas sobre o conteúdo exibido em seu site, e ele será facilmente encontrado nas buscas dos usuários;

– Algoritmo do Google: o uso das palavras-chave deve ser naturalmente inserido, para que o algoritmo do Google (rede de regras e regulamento do Google) não penalize o seu site por excesso de informações.

– Crie conteúdos de qualidade: ao escrever sobre qualquer tema, dê preferência e gaste tempo para produzir um conteúdo de qualidade sempre.  

– Inserindo Link building: são links que levam para outras páginas do seu site, por isso assim como as palavras-chave, devem ser usados com responsabilidade e estratégia.

Evite que a sua conta seja excluída do Google

– O Google aprimorou as suas regras e formas de penalização, por isso não adianta clicar em seus próprios anúncios! Nem mesmo os parentes em sua casa devem fazer isso. A chance de serem pegos e penalizados é grande.

– Evite pedir aos usuários que cliquem em seus anúncios, de forma desesperada. A ideia é levá-los a clicar naturalmente e não serem coagidos.

– Os códigos e aparência dos anúncios devem ser feitos através da plataforma do Google Adsense, e não por conta própria.

– O uso de configurações robóticas que clicam em anúncios, também não é permitido.

– Se o seu site tiver mais anúncios do que conteúdo de qualidade, ele corre o risco de ser banido.

– Siga as políticas do Google Adsense corretamente, e jamais tente ocultar algum dado ou ferramenta de geração de cliques. Eles provavelmente serão pegos!

Artistas que ganham muito dinheiro com o Google Adsense

Provavelmente, você já ouviu falar de muitos blogueiros e artistas que se deram muito bem com o Google Adsense. Vamos conhecê-los! 

– Harsh Agrawal – ganhos de 174 mil dólares por mês: eles afirmam que o segredo é escrever sobre algo em que se sinta confortável, investir em conteúdo de qualidade e seguir corretamente as políticas do Google. 

– Matthew Paulson – mais de 100 mil dólares por ano: para ele, o Google Adsense é importante, mas as redes sociais possuem alto impacto para atrair o público.

Perguntas comuns sobre o Adsense

O Google Adsense é de uso gratuito? Sim. Não custa nenhum centavo ativá-lo em seu site. Ele é 100% legítimo e confiável.

Esse recurso do Google vale a pena? Ele possui um custo que é o espaço em seu site. Verifique e estude a possibilidade de inserir os anúncios corretamente no site.

O Google Adsense é uma poderosa ferramenta de monetização. Use-as com capricho e determinação, e os resultados virão com o tempo.

Concentre-se em gerar conteúdo de qualidade, buscar tráfego orgânico e pago diariamente, e não se esqueça de divulgar o seu site ou blog nas redes sociais! 

É cada vez maior o número de pessoas que passam quase o dia todo conectadas ao computador ou celular. Esteja onde elas estão. 

O que elas gostam de acessar? Qual a probabilidade de clicarem em um anúncio seu? Não se esqueça de verificar e comparar os resultados mensais, fazendo ajustes se necessário! 

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